Logged In As Admin: {{reverbUser.name}} ({{reverbUser.id_unique()}}), Acting As: {{reverbPageObject.data.name}} ({{reverbPageObject.id_unique}})
 
x

Jose Duran / Bio

José Manuel Durán García, nasce em 1969 na cidade catalana de Granollers, perto do mar Mediterrâneo, lugar mágico e inspirador que acompanhou a infância do músico.

A sua primeira lembrança musical foi um velho aparelho de rádio, cuja sequência de teclas brancas e preta, apareceu diante dos olhos do menino de cinco anos como um sofisticado piano. E com dezesette anos chegaria a meta sonhada, o primeiro piano, que já a partir desse momento acompanha a vida do músico como o mais fiel amigo.

¡Vivan los novios!

Na década dos 90, junto com o cantor Sergio, forma o duo “Susqueda” (naquela época o músico atua como tecladista), e trabalham juntos amenizando os casamentos e celebrações de fim de semana, no restaurante regido pelo pai. A música de baile forma a base desse proieto.

Conservatório de Barcelona e nascimento do cantor

José Durán iniciou no conservatório de Barcelona, seus estudos musicais partindo de uma base clássica, onde definitivamente deixou de ser autodidata na aprendizagem do piano.
Alí conheceria Enric Illana, começaria aprender as primeiras técnicas de canto.

La noche barcelonesa

Na metade dos 90, o proieto “Susqueda” chega ao seu fim, e nasce outro duo, chamado incialmente “Jose y Javier”. Jose abandona definitivamente a música de baile para dar um som mais intimista ao seu trabalho musical. Junto com Javier, cantor que conheceu no mesmo hotel onde trabalhava, começa frequentar a noîte barcelonesa, em bares e pubs noturnos, e começa também mostrar sua faceta de cantor; Supertramp, The Beatles, Eagles, Ricardo Cocciante, Luccio Battisti, Julio Iglesias ou Roberto Carlos, formam a base desse proieto.

O rock simfónico e “Jamsession”

Com a entrada do novo milenio, da por finalizada a etapa na escola clássica, e inicia estudos de música moderna na escola “Jamsessions” de Barcelona, onde continua aprendendo piano e aprende novas técnicas de canto junto a “Sweet Little Montse”, uma das melhores cantoras de Blues de Espanha e Europa.
Ao mesmo tempo, inicia seu terceiro proieto musical, formando parte da banda “FM” como tecladista e cantor. Esta étapa é muito importante na sua formação musical, pois além de entrar em contato com o rock simfónico dos 70, com trabalhadas performances de teclado, inicia seu trabalho autorial, introduzindo nos shows da banda, por primeira vez, músicas próprias.

2002, uma odisea em Itália

(Show em Praça Espanha, casting de Notredamme e Viagem)
Itália, marca um antes e um depois na vida do artista. Diante a necessidade de madurecer e ampliar seus conhecimentos, o músico de Barcelona decide dar uma importante virada na sua vida viajando à fonte da sua inspiração, que não são outros que os grandes músicos italianos dos 60 e 70: Luccio Battisti, Rino Gaetano, Ricardo Cocciante, Mina, Ornella Vanoni... Com pouco mais de 500 euros no bolso, parte para Padova, onde consegue trabalho como recepcionista de hotel e continua seus estudos musicais em “La Casa della Musica”, onde terá ocasião de estudar com reconhecidos professionais do canto, como Rosella, (que formou parte do elenco artístico de Ricardo Cocciante).
Mas antes dessa viagem, e como culminação a sua traietória em Espanha, Jose Durán diz adeus “temporariamente” a sua terra com dois eventos importantes. Por um lado se presenta ao casting de cantores para a Ópera “Nôtre damme de Paris” do compositor italiano Ricardo Cocciante. José conhece um dos seus grandes ídolos, Ricardo, que o parabeniza pela sua interpretação de “Margueritta” (música essencial nos shows do artista) e poucas semanas mais tarde participa do concerto do dia internacional da Música, no coração de Barcelona em Praça Espanha, diante centenas de pessoas. Ele será o único aluno da escola “Jamsessions” a participar do show, onde só participariam os professores.

“Acqua alta” músicas desde Itália

Desde 2002 até 2007, Jose reside em Itália, durante este período, continua aparecendo publicamente, mas unicamente como cantor para eventos ocasionais preparados por a Escola de Música. É uma etapa de estudo, onde começa compor as músicas do seu futuro EP: Acqua Alta (Songs from Italy).

Regresso a Espanha e primeiro sucesso

No final de 2007, e com o regresso a Espanha, o artista decide investir na produção do seu primeiro EP, com a colaboração de reconhecidos músicos americanos de Studiopros, localizado em Los Angeles. Canções pop-rock escritas em inglês e espanhol, letra e música de José Durán, inicialmente gravadas com cantores de estudo e finalmente regravadas por ele mesmo em Petrópolis. Com este Ep, se manteve como número 1 durante 6 meses consecutivos na lista do site musical Reverbnation, dedicado a músicos independentes.

Ep “Songs from italy”:

1- I’ll be there (com a colaboração de Racquel Roberts)
2- Viejo amor
3- Train to Spain
4- Empty words
5- The cats of the hotel
6- Old Love (word slownly looking for your heart)

Brasil

Depois de uma longa traietória musical dividida entre Espanha e Italia, o músico espanhol (seguindo ao amor) chega no Brasil, berço de grandes músicos e fonte de inspiração para qualquer artista. O novo proieto nasce acompanhado de grandes músicos do panorama musical petropolitano, um proieto nascido no Mediterrâneo e madurado através do tempo e a experiência, junto com Sirius Hu (baxista e produtor), Fabiano Fiuza (baterista e consultor técnico) e Neury Nogueira (guitarrista, cantor e produtor). Músicas próprias e músicas internacionais de grandes artistas formam a base do novo trabalho. Um trabalho internacional com músicas em inglês, italiano, françês, espanhol e português, que venceram o tempo demonstrando sua qualidade.

Outras facetas

José Durán é também escritor, autor do livro “Cuentos italianos” (Editorial Éride) e o romance “Historia de un mundo animal”, de próxima aparição.

General Info

Band Members
I'm a single artist, songwriter, singer of some of my songs and features different singers...
Artist Name
Jose Duran
Profile Page
https://www.reverbnation.com/joseduran
Active Since
08/09
Genres
Pop / Classic Rock / Songwriter / Singer / Pianist

Contact Info

Location
Rio De Janeiro, RJ, BR

Similar Artists

  • Riccardo Cocciante
  • Lucio Battisti
  • Bach