x

Eduardo Neto / Bio

Sou um baterista brasileiro que vive em Barcelona, Cataluña, España. Toco a bateria desde o dia 15 de dezembro de 1997, quando ganhei meu primeiro kit na minha cidade, Porto Alegre - Brasil. Desde então, tive a sorte de estudar com alguns grandes bateristas, e toquei em incontáveis bandas, de incontáveis estilos musicais. Hoje posso dizer que tive a sorte de sofrer influência de músicos incríveis que dividiram palcos comigo nesses mais de 15 anos de shows e gravações.
A influência desses músicos me trouxe curiosidade por otros instrumentos, como a guitarra, a harmônica, o piano, o hammond e o baixo elétrico, e isso me levou a ser fortemente influenciado pelos ritmos, timbres e melodias da música negra feita nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70. E o resumo desses estilos musicais - blues, funk, soul - pode resumir meu estilo de tocar a bateria: simplicidade, precisão, buscando e valorizando pequenos detalhes, respeitando aos músicos e instrumentos que dividem os estúdios e palcos comigo.
Nos últimos anos, ainda em Porto Alegre, fui o baterista de algumas das mais importantes bandas de blues do sul do Brasil - Andy Boy & The Blue Planets e Alle Ravanello Blues Combo - além de gravar discos e fazer turnês com bandas de versões de pop/rock pela região.
Desde que vivo em Barcelona, toquei com muitas bandas de diferentes estilos musicais, mas principalmente dentro do blues, do funk e do soul. Atualmente, sou o baterista das seguintes bandas:

- The Slingshots: banda de funk soul de Barcelona. Gravamos um EP e um disco LP, ambos editados em vinil por uma discográfica de Suiça, chamada Rocafort records. Com eles, além de gravar, também faço shows pela Espanha e outros países da Europa.

- Tota Blues Band: banda de blues tradicional, estilo Chicago, com quem toco há mais de 5 anos, e com quem gravei o disco The Same Way, em 2013.
Essa é a banda oficial que acompanha em suas turnês pela Espanha ao mítico Bob Margolin, que por 12 anos foi o guitarrista de Muddy Watters.
Com a mesma banda, gravei um disco acompanhando a cantora Queralt Albinyana. O disco se chama When I Met the Blues. Eventualmente fazemos shows com ela por festivais na Espanha.
www.totablues.net
www.queraltalbinyana.com

- The Flat Pack: trio de finguerpickin' hillbily rockabilly country.

- Ed Tulipa: banda de pop rock autoral. Tem seu primeiro disco editado em 2011, chamado Pop Terapia. Com eles, toquei no Cavern Club e no Cavern Pub, em Liverpool, além de outros shows pela Catalunha. Gravamos um EP em 2013, e alguns videoclipes.

Outras bandas com quem já toquei ou ainda toco eventualmente:
- The Rocking Stones - banda de versões dos Rolling Stones;
- Lone Rhino Club - banda de rock e blues que acompanhei por 2 anos e gravei o ultimo disco, chamado Mientes Abiertas;
- Alex Zayas - excelente guitarrista de blues e funk de Barcelona, atualmente vivendo e tocando no Canadá;
- Sweet Marta & the Blues Workers - banda de blues tradicional de Barcelona
- BCN Second Line - típica Brass band no melhor estilo de New Orleans, mas aqui em Barcelona.
Entre outras bandas e projetos.
Também sou o baterista fixo de muitas jams sessions que acontecem semanalmente aqui na cidade.

General Info

Band Members
Eduardo Neto
Artist Name
Eduardo Neto
Profile Page
https://www.reverbnation.com/eduardoneto
Genres
Rock / Blues / Funk/Soul

Contact Info

Location
Barcelona, ES

Similar Artists

  • Charlie Watts
  • Levon Helm
  • Abe Laboriel, Jr.
  • Cindy Blackman
  • Stanton Moore